Cirurgias

Cirurgias
Como funciona?
A cirurgia oral menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As operações realizadas em nosso Instituto, são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.
Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo.

Extração de Siso
Um dos procedimentos mais comuns dentro dos consultórios odontológicos é a extração dos dentes de siso ou terceiros molares — como são chamados pela comunidade odontológica. A cirurgia se faz necessária quando não há espaço para que eles se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries.

Enxertos Ósseos
O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que consiste em reconstruir alguma área que perdeu altura ou espessura óssea. São cirurgias muito utilizadas com o objetivo de se conseguir dar suporte ósseo ao implante. Nos procedimento de enxerto ósseo atualmente em nosso Instituto, o mais frequente agora é utilizar um material sintético, de forma a evitar a remoção do ósseo do próprio paciente, propiciando dessa forma menos desconforto.

Remoção de Freio Labial 
A cirurgia oral menor também é responsável pela remoção do freio labial superior (frenectomia). Trata-se de nada mais do que uma dobra da mucosa, que liga o lábio e a bochecha à mucosa alveolar. O procedimento serve para corrigir anomalias nessa parte da boca.

Frenectomia Lingual
O freio lingual — prega localizada embaixo da língua — faz parte da anatomia do corpo humano. Mas, quando é muito pequeno ou fibroso, ele pode impedir o paciente de exercer suas funções normais.
A língua presa é um dos problemas causados pelo freio lingual muito curto. Nesses casos, o paciente tem dificuldade para falar corretamente. A frenectomia lingual é uma cirurgia simples e pode ser realizada ainda na infância, poupando a criança de transtornos (como o bullying, por exemplo).

Procedimentos na Gengiva
A gengiva é parte essencial para a harmonia do sorriso e, muitas vezes, é excessivamente grande ou apresenta uma cor esteticamente desagradável. Isso causa um desconforto no paciente, que deixa de sorrir e desenvolve problemas de sociabilidade.

Cirurgias Pré-Protéticas
São cirurgias que tem por objetivo principal, dar condição ao protesista de realizar as reabilitações protéticas, sejam elas fixas ou removíveis, em uma melhor condição de  adaptação e estética.

Biópsias na Cavidade Oral
A biópsia é um procedimento cirúrgico em que se tira uma amostra de tecido vivo do corpo humano para análise. Na odontologia, essa cirurgia é necessária para confirmar patologias na cavidade da boca.

Remoção de Cistos
A cirurgia oral menor também é indicada para a remoção de cistos na boca. Eles podem aparecer na cavidade bucal como resultado de uma proliferação de restos dos tecidos que foram responsáveis pela formação dos dentes (tecidos epiteliais). Isso acontece porque tais restos não foram absorvidos corretamente pelo organismo.

Atenção :   Após os procedimentos cirúrgicos, todos os cuidados com o pós-operatório recomendados pelo Cirurgião, deverão ser seguidos, para que possamos minimizar ou evitar quaisquer intercorrências  no período pós-operatório.
Share by: